atendimento@vivametodologia.com
+55 (11) 5555-0830
+55 (11) 9 4629-5442
10nov

Se a proposta pedagógica da sua escola é baseada nas linhas progressistas como:  Montessoriana, Reggio Emilia, Sócio Interacionista, Construtivista, Freinetiana, acreditamos que você já tenha se angustiado muitas vezes pensando em qual material didático adotar. Muitas vezes isso nem passava pela cabeça, porque afinal de contas, material didático é tudo igual… será?!

– Você sabia que a metodologia VIVA tem base na neurociência? – Leia Mais

Com as abordagens em Metodologias Ativas ganhando cada vez mais espaço no universo escolar, já que estão mais alinhadas às crianças e jovens de hoje, volta-se novamente o olhar para este desafio. Como desenvolver metodologias inovadoras, criativas, centradas no estudante, promover autonomia, com um material fechado, engessado, limitado aos cronogramas impostos pelas editoras? 

Outra dificuldade está em dar conta do conteúdo pesado proposto nos materiais, e ainda promover espaços de trocas e de trabalho colaborativo entre as crianças e os jovens.

Essas angústias sempre estiveram presentes no fazer pedagógico dos gestores que pensam em uma educação integral. Por um lado a cobrança dos pais por um material estruturado, é comum ouvir: – Mas cadê o conteúdo? Por outro lado, os professores cansados de produzir o próprio material. A coordenação sobrecarregada para validar todas as atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes. 

Dentre outros obstáculos vividos por aqueles que desejam ir na contramão, que entendem que a escola é muito mais que um espaço de transmissão de conteúdo e que acreditam no potencial dos estudantes como produtores de conhecimento.

As Metodologias Ativas partem do mesmo princípio das pedagogias progressistas, em que o(a) aluno(a) é atuante e protagonista, em que a vivência e a experimentação são estimuladas, onde as atividades autorais e projetos são valorizados e fazem parte do cotidiano escolar.

Inspirado pela Pedagogia Freinet, pelos ensinamentos de Wallon, de Maria Montessori, do Piaget, de Dewey, e até mesmo de Rudolf Steiner com a Pedagogia Waldorf, em consonância com as novas tecnologias e abordagens metodológicas que suportam as necessidades e expectativas dos estudantes da atualidade, que nasceu o material didático do VIVA.

– Conheça um projeto educacional diferenciado – Saiba mais!

Fruto de experiências exitosas em colégios inovadores, com a perspectiva de um material aberto, libertador, que promove a criatividade, que estimula o diálogo entre vivência e tecnologia, que desafia e desenvolve a autonomia do(a) aluno(a)… 

esse é o material didático que rompe com o tradicional e se propõe a oferecer uma nova experiência de aprendizagem aos estudantes, e de ensinagem aos professores.

É muito comum nos depararmos com escolas que possuem metodologias incríveis, que exploram diversos potenciais nos(as) alunos(as), mas que em algum momento da aula, se voltam para um material didático que conflita com as demais práticas. É extremamente desafiador ter uma proposta pedagógica progressista e um material convencional, desalinhado com o que a escola acredita e propõe como caminhos pedagógicos.

O VIVA chega para romper com a lógica dos materiais existentes hoje, embasando e estruturando a pedagogia por projetos, indo de encontro com o que prevê a BNCC no âmbito das habilidades e competências, sendo ideal para as escolas que querem um aluno autônomo, criativo, protagonista e articulado. Estamos aqui para isto!

Partimos da aprendizagem investigativa, vivencial, focada na produção coletiva de conhecimento, no desenvolvimento do conteúdo a partir de uma motivação para aprender. Por isso, quem aprende com o VIVA sabe o porquê está aprendendo, quer aprender para buscar as respostas e não para tirar notas. 

Primeiro ele(a) se engaja, depois trabalha no assunto, e para isso, realiza pesquisas e descobertas, isto é, vai além! Assim como o professor, que possui liberdade para promover didáticas diferenciadas para acolher e estimular os estudantes.

Por isso, sim! Existe material didático para se trabalhar com metodologias ativas, e estamos aqui para isto. Vamos juntos?!

Quer conhecer o material do VIVA Metodologia? Fale consoco agora mesmo e inove-se!

Alameda Santos, 1156,
São Paulo, SP, Brasil

(11) 5555-0830
(11) 9 4629-5442

atendimento@vivametodologia.com
marketing@vivametodologia.com

By VIVA Metodologia Ativa © 2022 -  Todos os direitos reservados

Scroll to top