Como a reflexão da prática de sala de aula auxilia nas tomadas de decisão
A sala de aula é um espaço diverso e dinâmico. Quanto menor a faixa etária, maior a diversidade de ritmos de aprendizagem. Isso fica muito claro no berçário!
A cada dia os bebês apresentam novas habilidades, novas “gracinhas”, não é mesmo? O planejamento, principalmente desta faixa etária, deve ser:
– Bem detalhado;
– Com descrição das atividades diárias;
– Previsão de materiais que serão utilizados;
– Definição de espaços que serão utilizados no decorrer do dia. Entre tantas outras tomadas de decisão.
E, então, podemos nos perguntar: “Por que precisamos planejar tão detalhadamente se podemos ter imprevistos e tudo o que planejamos poderá não ser concretizado?”
Vamos pensar sobre essa pergunta…..
1. Planejar nos auxilia a saber o caminho que queremos seguir
2. Planejar nos auxilia a ter consciência de onde quero chegar com as crianças
3. Planejar nos norteia na tomada de decisões
4. Planejar é necessário para, caso tudo dê “errado”, saibamos para onde devemos voltar
5. Planejar nos auxilia a refletir sobre os resultados…. meu aluno/aluna aprendeu? Todas as habilidades previstas foram desenvolvidas pelas crianças?
6. As metodologias escolhidas, para serem utilizadas em sala, foram eficientes? Elas permitiram que as crianças exercessem seu protagonismo?
7. O tempo dispensado para cada ação foi suficiente para a concretização da proposta?
Vejam que, todas essas perguntas nos fazem parar, pensar e refletir sobre a prática da sala de aula!
Na perspectiva da ideia do Professor reflexivo, como descrevem Antônio Nóvoa e Donald Schon, o movimento AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO é fundamental para que o/a professor/a consiga mapear as fragilidades e prever novos caminhos, tanto quanto elencar as conquistas e mantê-las!
Esse cenário recupera, a nosso ver, o protagonismo do/da professor/a na condução da sua sala de aula!
Vemos, no mercado educacional, materiais didáticos que subestimam o potencial do professor/a. A ação pedagógica torna-se um fazer desprovido de reflexão, passando a ser, apenas, a aplicação de um material desprovido de identidade. Nega-se a identidade do professor e da escola. Tudo é tratado da mesma forma. É isso que queremos?
É necessário que a escola, juntamente com seus professores, pense em conjunto sobre essas questões! As diferentes dimensões do planejamento, seja ela o planejamento MACRO, da proposta pedagógica da escola, quanto o MICRO, do planejamento da sala de aula devem perpassar por momentos de reflexão contínua, analisando as fraquezas e as conquistas alcançadas!
VIVA Metodologia Ativa
Berçário ao Fund I – Fale conosco no WhatsApp
www.vivametodologia.com